22 DE MAIO DE 2013 – DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE

blog_terca1

Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade e isso nos leva a refletir sobre nossas responsabilidades em preservar os diferentes tipos de vidas existentes em nosso planeta, desde os menores e microscópicos ao maior deles, a baleia azul. Data que infelizmente, a maioria da população mundial nem tem conhecimento.

 O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em  22 de maio de 1992. Porque esse dia? Nesse dia o texto final da Convenção sobre Diversidade Biólogica (CDB) em inglês Convention on Biological Diversity, foi aprovado.

cbd

A CDB foi assinada por cerca de 168 países durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento  – CNUMAD, Rio-92.  Desses,  188 países já ratificaram e o Brasil é um deles com o Decreto 2.519 de 16 de março de 1998 e foi o primeiro país a assinar, ponto positivo para nós. A CDB estabelece normas e princípios que devem reger o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país signatário.

O dia também serve para alertar as pessoas de todo o mundo sobre a importância da preservação da biodiversidade e sua importância. Sem a biodiversidade toda a cadeia de vida na Terra será afetada e não podemos esquecer que fazemos parte dela também. Para se ter uma idéia ou não… Não sabemos ainda a quantidade de espécies existentes no nosso planeta, mas estima-se que possa existir entre 5 e 100 milhões delas, ou seja, na verdade não sabemos nada. Mas sabemos que muitas delas são extintas mesmo antes de serem descobertas.

Este ano, o tema é “Água e Biodiversidade“, coincidindo também com o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

A água é uma substância vital para todas formas de vida na Terra. Providenciar água com qualidade para as necessidades das pessoas em todo o mundo é um grande desafio ao desenvolvimento sustentável de muitas áreas, seja qual for o seu grau de desenvolvimento.

Os ecossistemas, particularmente as florestas e as zonas úmidas, asseguram a disponibilidade de água limpa às comunidades humanas. As zonas úmidas podem minimizar os riscos de cheias. A vegetação pode ajudar a reduzir a erosão dos solos e a poluição da água, podendo aumentar a água disponível para as culturas. As áreas protegidas podem providenciar água às cidades.  Estes são apenas alguns exemplos de como a gestão sustentável dos ecossistemas pode ajudar a prevenir e resolver problemas relacionados com a água.

água cachoeira

Para finalizar, a biodiversidade é a responsável pelo equilíbrio da vida na Terra, sem ela, tudo o que conhecemos não existiria. Pois, vivemos numa cadeia fechada, que depende de um equilíbrio delicado entre as espécies, onde uma se aproveita ou coopera com a outra, de uma forma ou de outra. Inclusive nós os humanos, fazemos parte dessa delicada cadeia. Não devemos esquecer isso jamais, pois quando isso acontecer, definitivamente estaremos fadados a extinção.

Feliz dia da Biodiversidade a todos.

Conheça a biodiversidade brasileira com Bioventura, escolha um de nossos roteiros de ecoturismo e descubra as diversas formas de vida.

http://www.bioventura.com.br/roteiros.html

http://www.bioventura.com.br/fauna.html

agua

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: