03 DE MAIO – DIA DO PAU-BRASIL

pau brasil

Poucas pessoas sabem mas hoje, 03 de maio, é o dia da árvore que deu origem ao nome do nosso país: O Pau-Brasil.

O Pau-Brasil, Caesalpinia echinata, foi declarado como árvore nacional em 07 de setembro de 1978.  É endêmica da Mata Atlântica brasileira e hoje em dia é bastante rara nesse bioma.

Insetos são os principais responsáveis pela polinização.

Insetos são os principais responsáveis pela polinização.

O Pau-Brasil pode atingir até 15 metros de altura, possui caule espinhento e sua floração e frutificação ocorre a partir do final de agosto até março. Suas flores são coloridas e bastante perfumadas atraindo vários insetos para sua polinização.

A árvore símbolo de nosso país, também conhecida por outros nomes populares como: ibirapiranga, ibirapitanga, arabutã, ibirapitá, pau-de-pernambuco, orabutã, pau-de-tinta, pau-rosado e pau-pernambuco.

Caule e frutos espinhentos.

Caule e frutos espinhentos.

A primeira atividade econômica dos portugueses que chegaram à Terra de Santa Cruz, nome dado ao nosso país antes de mudar para Brasil, foi a extração do Pau-Brasil. Isso porque descobriram que a árvore continha um corante vermelho que foi muito usado na indústria têxtil da época e também por sua madeira com uma cor forte que lembrava brasas em fogo.

Segundo alguns historiadores, o nome Brasil se originou dessa característica e depois batizaram nosso país também com esse nome. Já outros, dizem que por causa da grande importância econômica do Pau–Brasil, a partir de 1511, na Europa, já não mais se referiam ao nosso país como Terra de Santa Cruz e passaram a chamar de Terra do Brasil e logo em seguida apenas Brasil.

Clique na foto e veja o infográfico doEstadão.

Clique na foto e veja o infográfico doEstadão.

Essa exploração quase levou essa espécie à extinção, mas hoje é protegida por lei. Atualmente, existem diversos programas de preservação que levantam a quantidade dessa espécie no seu estado natural e também repovoam áreas degradadas com o Pau-Brasil.

De qualquer forma, o Pau-Brasil ainda resiste em nossas florestas do país e assim como qualquer outra espécie vegetal deve ser respeitada e protegida.

Parabéns Pau-Brasil, hoje é o seu dia.

Venha conhecer as riquezas da Mata Atlântica com o Bioventura.

agua

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: