ASTERÓIDE YU55 UM ESPETÁCULO NO ESPAÇO NO DIA 08/11/2011

O Bioventura está sempre antenado com as notícias da natureza, ecoturismo e aventura no Brasil e no planeta, por isso, nosso assunto de hoje vai além de nossa atmosfera e chega ao espaço frio e escuro. Um asteróide está se aproximando da Terra e como aventureiros e amantes da natureza em todo universo, achamos importante relatar isso ao nossos amigos, clientes e leitores de nosso blog.

Nosso planeta está em perigo? Será o fim do mundo? Nada disso acontecerá, fiquem tranquilos. A Terra receberá em sua vizinhança, um outro corpo celeste, o asteróide 2005 YU55  com 400 metros e que passará a cerca de 325 mil quilômetros daqui, isso é menor que a distância entre a Terra e a Lua. Segundo a NASA a aproximação máxima será hoje, terça-feira dia 08/11/2011 às 23h28 minutos.

Asteroide 2005 YU55, imagem obtida em 2010.

Esse asteróide já é conhecido pelos astrônomos e tem sua órbita também registrada, sempre passando perto de Vênus, Marte e de nosso planeta. Dessa vez ele passará um pouco mais perto, mas não trará perigo algum para nós. O último registro de um asteróide ter passado tão perto assim foi em 1976 e na época os astrônomos nem previram sua visita, percebendo –o apenas quando o asteróide já estava, digamos, colado na Terra. Mas com a tecnologia mais avançada, desde então, isso já possível e com muita antecedência e relativa segurança.

Se por um acaso, remoto, bem remoto, o YU55 atingisse a Terra ele causaria um estrago tremendo, com uma cratera de 9,6 de diâmetro e uma força de impacto equivalente a 65 mil bombas atômicas.

65 milhões de anos atrás, um asteróide acabou com os dinos

Todos nós já ouvimos falar da teoria de extinção dos dinossauros, causado por um asteróide que caiu em Yucatán no Golfo do México a 65 milhões de anos atrás. Segundo os defensores dessa teoria esse corpo celeste que atingiu nosso planeta na ocasião tinha cerca de 10 quilômetros de diâmetro e entrou na nossa atmosfera com uma incrível velocidade de 20 km por segundo e causou um terremoto maior que 10 graus na escala Richter em todo planeta. O impacto também levantou uma nuvem de poeira de detritos por todo o globo que afetou a maioria das formas de vida existente, levando os dinossauros a extinção e abrindo espaço  para nós, os mamíferos.

Na Sibéria milhares de árvores cairam como palitos

Outro famoso asteróide, caiu em Tunguska na Sibéria em 30 de junho de 1908 e sua explosão, que por algum motivo aconteceu no ar a cerca de 5 quilômetros de altitude, causou a derrubada de milhares de árvores em uma área de 2000 quilômetros quadrados. A sua explosão teve a força equivalente a 1000 bombas de Hiroshima e incrivelmente não houve nenhuma fatalidade humana.

No Brasil, também temos marcas de visitas de grandes corpos celestes, na cidade de São Paulo mesmo, existe uma cratera causada por um impacto desses. Na região de Parelheiros, um bairro no extremo sul da cidade, existe uma cratera conhecida como Cratera de Colônia que foi criada por um meteoro de 200 metros de diâmetro há aproximadamente 20 milhões de anos atrás, segundo geólogos e astrônomos. A cratera é considerada patrimônio natural e tombado pelo Condephaat, mas está ocupada por centenas de moradias e quase não é perceptível por causa disso, curiosamente muitos desses moradores nem sabem que moram em cima dela.

Moradias sobre a Cratera de Colônia em São Paulo, SP.

Infelizmente não conseguiremos ver o asteróide a olho nu daqui da Terra, mas os astrônomos poderão observar sua passagem com seus telescópios e registrar mais um evento histórico.

Segundo especialistas o próximo asteróide a chegar tão perto assim da Terra será em 2028 e o que tudo indica também não traz perigo algum para nosso planeta.

Nos vemos em 2038...

Saiba mais sobre eventos da Natureza em :

http://www.bioventura.com.br/forcasnaturais.html

Uma resposta

  1. […] asteróide 2012 DA 14 é parecido em tamanho com outro asteróide, que caiu em Tunguska na Sibéria em 30 de junho de 1908. Em 2011, também tivemos a visita do asteróide UY55 que passou […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: