Conheça a Mata Atlântica ou Floresta Atlântica

Nós do Bioventura adoramos trabalhar e se aventurar em ambientes naturais, principalmente na Mata Atlântica, por isso queremos compartilhar mais com vocês. Em breve todos os biomas brasileiros terão suas informações publicadas em nosso site. Aguardem … Por enquanto fiquem com uma pitada de Mata Atlântica…

Cachoeiras são comuns nesse bioma

A Mata Atlântica originalmente se estendia por quase todo o litoral brasileiro de ponta a ponta, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhões de quilômetros quadrados, hoje restam apenas de 6 a 7% de sua extensão original, o equivalente a 52 mil km2. A maior parte da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada hoje por grandes cidades, pastos e agricultura. Além de 17 estados brasileiros a Mata Atlântica ainda invade mais dois países a Argentina e o Paraguai.

No nordeste do país a Mata Atlântica é praticamente inexistente e onde ela ainda permanece em sua maior quantidade é ironicamente na região mais industrializada do país, o estado de São Paulo. Isso, devido a suas grandes serras que dificultam em parte o acesso e interferência humana, diferente de outras regiões mais planas. Mesmo com assim é um dos biomas mais ameaçados do planeta.

Caninana um dos animais da Mata Atlântica

É a segunda maior floresta brasileira, perdendo só para Floresta Amazônica. Possui um enorme índice de Biodiversidade, com muitas espécies de animais e plantas de todo o planeta – cerca de 7% de todas as espécies do mundo – mais até que a própria Amazônia em termos de proporção: tamanho x quantidade de espécies. A Mata Atlântica abriga mais de 1700 espécies de animais vertebrados e 390 das 640 espécies em extinção do Brasil. Por isso a Mata Atlântica é considerada uma área de proteção mundialmente conhecida e considerada um hotspot. Também foi reconhecida pela ONU como Patrimônio Mundial e indica pela UNESCO como Patrimônio Mundial e Reserva da Biosfera.

Umidade que vem do mar

O clima é quente e úmido com alta pluviosidade que se deve à barreira que a serra constitui para os ventos que sopram do mar. À noite a temperatura cai muito podendo chegar a 0°C em determinadas épocas e regiões, como por exemplo, no sul do país. Isso faz com que as espécies endêmicas (que só ocorrem num determinado lugar), sejam bem resistentes e capazes de aturar grandes variações de climáticas, diferentes das espécies amazônicas, que não toleram o frio. 
No interior da mata a luz é reduzida devido à densidade e altura da vegetação, em alguns pontos a luz quase não chega ao solo.

Na Floresta Atlântica estão localizados importantes bacias hidrográficas do Brasil, com rios importantes como o Tietê, o rio Paraná e outros. As florestas asseguram a quantidade e qualidade da água potável que abastece mais de 110 milhões de brasileiros em aproximadamente 3,4 mil municípios inseridos neste bioma. Diferente da Amazônia a densidade demográfica é muito alta. Cerca de 70 % da população Brasileira está concentrada em regiões de floresta Atlântica.

São Paulo uma das maiores cidades do mundo está na Mata Atlântica

Assim com sua irmã maior, a Amazônia, o solo também é pobre, mas existe muita matéria orgânica em decomposição que garante a fertilidade do solo. Além de pobre o solo também é raso (repleto de rochas abaixo). Para se fixarem as árvores que podem chegar a 20 ou 30 metros de altura possuem raízes que se ramificam paralelamente ao solo, se distanciando bastante das árvores de origens e são chamadas de raízes tabulares.

Alguns números da Mata Atlântica:

–  Cerca de 261 espécies de mamíferos

– Cerca de 1020 espécies de aves

– Cerca de 197 espécies de répteis

– Cerca de 340 espécies de anfíbios

– Cerca de 350 de peixes

Saiba mais sobre esse bioma com o Bioventura. Acesse o site e escolha um de nossos roteiros na Mata Atlântica…

http://www.bioventura.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: