Ai que soninho… O SONO NOS ANIMAIS

O Coala chega a dormir 22 horas por dia

Esse friozinho dá uma vontade de dormir… Mas não é só na gente não. Muitos animais passam o dia todo dormindo, mesmo nos dias mais quentes.
Os campeões da preguiça são os Coalas, eles dormem 22 horas por dia. Quando acordados passam grande parte das horas ativos comendo folhas, que são de difícil digestão, por isto sua fisiologia exige que ele descanse bastante.
Outro dorminhoco são os morcegos, algumas espécies dormem 20 horas por dia, saindo só no meio da noite para se alimentar. Durante seu sono a temperatura do corpo cai e a respiração e os batimentos cardíacos diminuem, fazendo o morcego economizar energia enquanto dorme e gastá-la apenas quando acordado.

Os felinos estão no topo da cadeia alimentar, por isto podem dormir despreocupados

Quem tem gatos em casa sabe que os felinos são mestres na arte de dormir. Por serem animais caçadores e estarem no topo da cadeia alimentar não precisam estar tanto alerta e podem se dar ao luxo de descansar o dia todo, dormindo cerca de 18 horas. Os esquilos, furões e os hamster, são noturnos e passam a noite em atividade frenética, por isto também dormem bastante, cerca de 14 horas.

Morcegos dormem muito para economizar energia

Alguns animais conseguem dormir em pé, como o cavalo, a vaca e alguns antílopes, isto visa uma maior defesa, pois deitados eles ficam mais vulneráveis e possuem muitos predadores. Além disso eles dormem pouco, menos de 4 horas.

A campeã de resistência é a girafa, que dorme menos que todos, cerca de 2 horas. Geralmente em pé, mas podem deitar por alguns minutos quando se sentem totalmente seguras.

A girafa é a campeã em ficar acordada, dormindo menos de 2 horas

As baleias e golfinhos conseguem dormir um hemisfério do cérebro de cada vez, isto permite que controlem sua flutuação e respiração mesmo durante o sono, já que precisam subir a superficie para respirar ar atmosferico.

O sono parecido com o dos humano só existe nos mamíferos e aves. Nos repteis, anfíbios, peixes e invertebrados se observa um sono diferente, um estado de repouso, onde eles ficam parados, num período de inconsciência total ou parcial, recuperando-se fisicamente e mentalmente.
O sono varia muito conforme a fisiologia, anatomia e estilo de vida do animal em seu ambiente, mas é muito importante para todas as espécies, não existe nenhuma que fique mais de um dia sem dormir.
É um fenômeno único, onde apagamos, ficando inconsciente, deixamos de ouvir, de ver, de cheirar… Momentos de paz e desligamento de todos os pensamentos para então finalmente acordar e reiniciar nossas atividades.

Saiba mais sobre os animais em nosso site www.bioventura.com.br/fauna.html

About these ads

Uma resposta

  1. eta quantas oras eles dormem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 790 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: