Cinema com seu animal preferido: ELEFANTE

 O FILME
“Água para elefantes”
2011 (EUA)

O estudante de veterinária Jacob (Robert Pattison) vai trabalhar em um circo na época da Grande Depressão. Ele se torna o tratador da elefanta Rosie, ao lado da domadora Marlena, (Reese Witherspoon), que é casada com August (Christoph Waltz), o agressivo dono do circo. O sentimento que Jacob e Marlena nutrem pela elefanta faz surgir o romance proibido. O filme é baseado em livro que se tornou best seller.

Com uma bela direção de arte, o filme retrata o amor (entre homem/animal, homem/mulher, amigos, familiares) e aborda de maneira intensa  os mal-tratos cometidos aos animais de circo, que remontam a realidade de muitos circos no Brasil, com instalações precárias, alimentação insuficiente e brutalidade, como mostrado no filme o caso do felino que têm os dentes arrancados, o cavalo machucado e a elefanta protagonista, que é treinada às custas de muita violência pelo dono do circo.

Felizmente, hoje existe uma lei que obriga circos e afins a seguirem exigências do Ibama, que inviabilizam alvarás de funcionamento para circos muito precários, mas casos de crueldade ainda se espalham por atrações deste tipo. Devemos ficar de olho!

CURIOSIDADES
Segundo a “People”, Robert  Pattison soube que queria fazer o filme assim que viu a elefanta. O diretor o chamou para um reunião e o levou para o local onde a elefanta estava, e ele passou as próximas quatro horas brincando de pegar com ela.

“Eu jogava uma bola e ela pegava com a tromba e jogava de volta para mim. Eu pensei, se vou poder trabalhar com esse elefante pelos próximos três ou quatro meses estou definitivamente dentro.” confessou o ator.

As filmagens foram acompanhadas por uma entidade de proteção aos animais para checar se todos os “atores” estavam sendo tratados corretamente.

Reese Witherspoon treinou ao lado da elefanta Tai, intérprete de Rosie durante cerca de 3 meses para realizar as acrobacias de Marlena e sua parceira no picadeiro.

ASSISTA TRAILER DO FILME

O ELEFANTE ASIÁTICO  (Elephas maximus)

Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres do mundo.
Existem apenas 2 espécies de elefantes, o Africano (Loxodonta africana) e o Asiático (Elephas maximus).
O elefante que aparece no filme é o Asiático. Ele é menor que o africano e as orelhas não são tão grandes.
Podem pesar até 6 toneladas e ter 3 metros de altura. Sua grande tromba, do tamanho de uma pessoa, é uma fusão do nariz com o lábio superior, pesa cerca de 150 kg e consegue carregar coisas muito pesadas (por isto são usados como animais de carga na Índia). A tromba não possui ossos e tem cerca de 150 mil músculos, sua função é transportar alimento, água, cheirar, levantar e analisar objetos.

Os elefantes são herbívoros e comem mais de 100 kg de alimentos por dia entre folhas, frutas, ervas, gramíneas, árvores e bebem 80 litros de água.

A gestação da mamãe elefante é longa, dura 22 meses e dá a luz um bebê de 1 metro de altura e com quase 100 kg.
São animais muito inteligentes, com ótima memória e podem viver em média 70 anos.

OUTROS ELEFANTES FAMOSOS

  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: