2012DA14 – O ASTERÓIDE QUE VAI PASSAR DE RASPÃO NA TERRA EM 15/02/2013.

2012DA14 Terra

O Bioventura está sempre atento aos fenômenos naturais. Pois eles afetam nossa vida e pode mostrar tanto beleza como trazer destruição. Dessa vez, novamente, devemos olhar para o céu… Hoje dia 15 de fevereiro de 2013, um asteróide passará muito próximo a Terra em escala astronômica.

Esse asteróide foi batizado com o nome de 2012 DA14 e foi descoberto em 22 de fevereiro de 2012 pelo observatório LSSS (A Sagra Sky Survey), situado no sudeste da Espanha.

 

Estação Espacial Internacional.

Estação Espacial Internacional.

O 2012 DA 14, tem cerca de 50 metros e um peso estimado de 130 mil toneladas e passará numa velocidade de 28 mil quilômetros por hora a  distância de apenas 27 mil quilômetros de nosso planeta, mais precisamente sobre a Indonésia as 17h30 no horário de Brasília.

 

 

Nessa distância, já existem satélites e outros objetos lançados por nós, como a Estação Espacial Internacional. Por isso, ele está sendo vigiado de perto pelos cientistas. Mas, podemos ficar todos tranquilos, segundo os  pesquisadores, essa rocha espacial vai passar bem perto , mas não oferece nenhum perigo para o nosso nós.

Em 2013, os cientistas devem estudar os campos gravitacionais da Terra e da Lua, para entender como eles interferem em sua trajetória, para calcular “o risco de impacto em futuras visitas” desse asteróide.

O 2012DA14 passará a apenas 27 mil quilômetros da Terra.

O 2012DA14 passará a apenas 27 mil quilômetros da Terra.

O asteróide 2012 DA 14 é parecido em tamanho com outro asteróide, que caiu em Tunguska na Sibéria em 30 de junho de 1908. Em 2011, também tivemos a visita do asteróide UY55 que passou a 325 mil quilômetros de nosso planeta e causou grande alvoroço. Se caísse na Terra poderia abrir uma cratera de 2 quilômetros e poderia destruir uma pequena cidade. Se caísse no mar causaria um gigantesco tsunami.

De acordo com a NASA, o 2012 DA 14 atingirá a menor distância já registrada por asteróide em relação a Terra. Os registros começaram em meados dos anos 90. De acordo com informações do site da Nasa, o asteroide chegará perto da Terra mais duas vezes durante sua órbita, mas a próxima vez em que essa proximidade será relevante será apenas em 2046, quando a distância será cerca de 1 milhão de quilômetros. Às 13h de ontem (14/02/2013) a página da agência na internet estimava que o asteroide estava a cerca de 643 mil quilômetros da Terra, aproximando-se a uma velocidade de 28,1 mil quilômetros por hora.

O asteróide se aproxima numa velocidade 28 mil k/h.

O asteróide se aproxima numa velocidade 28 mil k/h.

Para observar a passagem de “raspão”  do 2012DA14, pode-se utilizar telescópios convencionais. Mas, você precisa estar do outro lado do mundo para ver.

Para finalizar o assunto é bom saber as diferenças entre cometas, meteóros meteoritos e asteróides.

Cometas: São grandes e possui uma cauda longa composta por gelo e outras substâncias.

Meteóros: Quando a rocha entra na atmosfera e geram brilho.

Meteoritos: Quando chega ao chão sem se desintegrar.

Asteróides: Quando o corpo celeste não apresenta uma cauda como do cometa.

Fiquem tranquilos, o mundo não acaba hoje, de novo. Então, desfrutem dele e conheça suas belezas naturais.

Escolha uma aventura em: http://www.bioventura.com.br/roteiros.html

agua

About these ads

Uma resposta

  1. [...] ou não, no mesmo dia que um asteróide, 0 2012DA14, está tirando um raspão da Terra, outro acaba de cair na [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 793 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: