ATAQUE DE LEOPARDO NA INDIA

Os felinos são animais fortes com um grande instinto de caça e defesa, por isso, devem ser respeitados. Ultimamente muitos casos de aparições de felinos em grandes cidades estão sendo registrados no Brasil e pelo jeito em outros países também, como na India. Felizmente, no Brasil não tivemos nenhuma fatalidade nesses encontros urbanos para ambos os lados, mas na India o humano não teve sorte.

Aqui no Brasil a maioria das ocorrências tem sido com espécimes de onça-parda ou como também é conhecida por suçuarana, leão-baio e puma. O último e provavelmente mais incrível encontro com uma onça-parda foi em uma cidade do interior de São Paulo no dia 29/12/2011, e deu um baile maravilhoso nos bombeiros e um show de agilidade ao pular um muro com mais de 3 metros de altura para fugir pela rua abaixo e nunca mais ser vista. No incidente ninguém se machucou.

Já na India as pessoas que encontraram um leopardo perambulando pelas ruas de uma cidade no leste do país nesse último fim de semana não tiveram tanta sorte, uma faleceu devido aos ferimentos e mais 4 sofreram ataque. A vítima fatal foi um advogado de 50 anos que falava ao telefone fora de suas casa, foi levado ao hospital mas não resistiu. Outra vítima ficou seriamente ferida e sofreu um escalpe, provavelmente por uma patada desferida pelo felino. O animal foi capturado após ser sedado por funcionários do Departamento de Vida Selvagem de Gauhati e será solto num parque a 200 quilômetros da cidade.

Vítima que sofreu escalpe no ataque - repare no cabelo

Outro ataque de leopardo ocorreu recentemente também na India em julho de 2011, nessa ocasião 6 pessoas ficaram feridas incluindo um guarda florestal. O felino também vagava pelas ruas de uma cidade e de acordo com os outros guardas o leopardo se assustou com a multidão de curiosos que foi ver a captura e atacou o oficial.

Guarda florestal sofrendo ataque de um leopardo assustado

Os leopardos, Panthera pardus,  são animais solitários, reservados e geralmente tem hábitos noturnos. Esse ataque foi muito incomum, pois esses felinos preferem viver nas florestas longe da movimentação humana. Mas o mesmo problema acontece em diversos países do mundo, o desmatamento. O desmatamento é com certeza um dos responsáveis por esses encontros fatais, com a diminuição do habitat esses belos animais se vêem obrigados a invadir áreas urbanas, provavelmente atrás de comida. Como sempre a culpa não é do animal e sim de nós que atacamos primeiro.

Existem felinos em praticamente todo as florestas e selvas do planeta, em diferentes cores e tamanhos. O maior felino é o tigre-siberiano, seguido de perto em segundo lugar pelo Leão-africano, em terceiro vem nossa onça-pintada e em quarto lugar fica o nosso assunto de hoje o leopardo. Aqui no Brasil o nosso maior e mais belo felino é a onça-pintada e ainda temos cerca de 7 outras espécies:

  • Nossa bela e imponente onça-pintada

  • Gato-do-mato (Leopardus geoffroyi)
  • Gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus)
  • Gato-maracajá (Leopardus wiedii)
  • Gato-palheiro (Leopardus colocolo)
  • Jaguarundi (Puma yagouaroundi)
  • Jaguatirica (Leopardus pardalis)
  • Onça-parda (Puma concolor)
  • Onça-pintada (Panthera onca)

 

 

 

 

Mas o felino mais conhecido, talvez por causa de filmes e desenhos animados, são os leões-africanos com suas jubas imponentes e fortes rugidos que podem ser ouvidos a quilômetros de distância. De qualquer forma conhecidos ou não, amados ou odiados, eles fazem parte de importante cadeia alimentar da natureza como predadores de topo e devem ser respeitados e preservados, assim com o meio ambiente em que vivem. Vamos torcer para que encontros assim não aconteçam mais.

Saiba mais sobre felinos e outros animais brasileiros em:

http://www.bioventura.com.br/mamiferos.html

Já temos a data para mais um mini-curso de serpentes, será em 11 de março… Reserve sua vaga em:
http://www.bioventura.com.br/calendario_cursos.html

 

 

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 790 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: